domingo, 12 de junho de 2016

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO CARIRI

A região do Cariri abrange muitas manifestações culturais. As mais conhecidas são o reisado, as festas juninas e as bandas cabaçais.


Fale você também de alguma manifestação cultural do Cariri!

45 comentários:

  1. As manifestações populares são uma fonte muito importante de cultura e integração social. Desde os recantos mais isolados do interior, as pessoas sempre preservaram essas manifestações, com rezas, Folia de Reis, quadrilha etc. E assim aprendiam a cantar, dançar, além da integração comunitária. Como por exemplo as festas juninas, elas são uma manifestação popular muito interessante. As “festas juninas” de antigamente eram na roça, era algo bem mais simples, as pessoas faziam uma fogueira, com bombas de bambu cheias de água, tinha gente que passava nas brasas descalços, ás vezes se partilhava algo de comer, que poderia ser canjicão feito manualmente num pilão. Apesar de simples era bem interessante. Hoje, nas cidades as festas são bem sofisticadas. Pena que por falhas que bem conhecemos do poder público, essas festas tiveram que se transformarem num meio de as escolas e outras entidades arrecadarem dinheiro, para reforçarem o orçamento.

    Nome: Antônio Bruno Alves Mendes 2ºA

    ResponderExcluir
  2. O Cariri, localizado no centro do Nordeste, é épico em crendices e manifestações, em usos e costumes em história que correm de boca em boca, que passam de pai para filho, pulam fronteiras, mudam de cor, de gesto , de palavra.
    A mais expressiva demonstração desse acervo cultural é a festa de Santo Antônio de Barbalha que, além do carregamento do pau da bandeira reúne cerca de 50 grupos folclórico, entre reisado, penitentes, carpideiros e banda cabaçais.
    No Cariri todo dia é dia de sabedoria popular, de crenças, superstições, ditados, lendas ritos, maldições, tabus rezas, histórias e mitos. Todo dia é dia de artesanato, música, teatro e literatura populares, festa e jogos tradicionais, dança e cantigas de roda.
    O nordestino reza pra aplacar a seca, dança pra fazer chover.

    NOME: NATÁLIA FERREIRA ALVES 2°A

    ResponderExcluir
  3. Juazeiro do Norte é considerada uma das maiores expoentes de manifestação cultural, motivada pelo grande centro de religiosidade popular da América Latina que é, graças à figura do Padre Cícero. O artesanato é uma das suas principais atividades e surgiu ainda na época do sacerdote. O Padre Cícero era um incentivador do artesanato de olho na garantia de trabalho e renda para os habitantes. Hoje, detém grande participação na economia e a cidade se tornou celeiro de artistas conhecidos nacional e internacionalmente.
    Muitos buscam inspiração nos grandes personagens da cultura local e regional como Padre Cícero e Lampião, no próprio sertanejo ou representando as tradições, seja nas festividades religiosas, como também nas danças (reisado, lapinha, etc). Na arte, diversificam peças em madeira, palha, couro, barro, ferro, gesso e até mesmo a literatura de cordel que dá força à xilogravura. Tudo isso fruto da criatividade, com a imaginação de cada artista retratando a realidade do Juazeiro feita por gente inteligente. Que é espetacular!!

    ResponderExcluir
  4. As manifestações culturais se diferenciam em tais localidades conforme a sua cultura dominante, nos dias de hoje muitas cultura estão se perdendo conforme o tempo, mas em muitas localidades como a região do cariri que tem por exemplo as seguintes manifestações mais emportantes, o reisado, a festa de santo antonio que acontece em barbalha que acontecem anualmente conforme o seu periodo, uma das atividades dominantes pela região do cariri é o artesanato que embasa das varias caracteristicas da região, anualmente em juazeiro do norte acontece o periodo em que os rumeiros vem para fazer penitencia e dias em horação, resumindo a região do cariri e repleta por culturas e suas caracteristicas.

    NOME:Cleiton pereira leite 2º"D"

    ResponderExcluir
  5. A região do cariri é muito conhecida por suas culturas populares,principalmente o município de juazeiro do norte, que ficou conhecida por sua romaria.Em período de romaria a cidade de juazeiro fica repleta de romeiros que vem de diversos locais de todo o Brasil para visitar a estatua do padre cicero, figura muito importante no município,foi ele quem fundou a cidade e ficou conhecido por ter feito o milagre da óstia. Então milhares de romeiros vem para agradecer algum milagre e pagar promessas.
    NOME:Roberlucio Dias da Silva 2° D

    ResponderExcluir
  6. Na região do Cariri a grades tipos de manifestações culturais, pois a população trás desde seus antepassados sabedorias de lendas, rezas, histórias, mitos, musica, danças, cantigas de rodas e entro muitos outros talentos. No Crato podemos ver que e um lugar que muito se destaca porque há vários grupos tradicionais, entre eles tem a banda Cabaçal grupo em que já vem se destacados a anos passando já há quatro gerações.
    No Juazeiro se destaca as romarias, principalmente a do Padre Cicero que trouce muita influência na região e varias devotos, sendo assim se tornando uma cidade com um centro muito religioso.
    Em Barbalha temos um movimento muito conhecido que a festa de Santo Antônio que vem acontecendo a mais d 200 anos reunisse milhares de pessoas nas ruas da cidade para realizar a festa e tradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Janides Veras Frutuoso 2°Ano"D"

      Excluir
  7. Manifestação cultural é a expressão humana baseada na cultura local, por exemplo, a manifestação cultural do cariri pode ser o reisado, pode ser também comidas típicas, isso é, manifestação cultural é o ato de mostrar sua cultura ao mundo, por assim dizer. O Trata-se de um Auto Popular, que passeia entre no profano e o religioso, O reisado é formado geralmente por grupos de brincantes dançarinos, acompanhados por músicos e cantores, que saem, geralmente à noite, de porta em porta, no período que vai entre o dia 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro(quando o catolicismo comemora o Dia de Reis), anunciando a Chegada do Salvador, em algumas regiões é tratada como “A Chegada do Messias”, para homenagear os Três Reis Magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, e louvar os os donos das casas onde eles dançam.

    João Paulo Ferreira de Lacerda-2º ano "D" agrimensura-Nº 24

    ResponderExcluir
  8. O Juazeiro do norte é bastante marcado por manifestações culturais, a religiosidade do Juazeiro que atrai muitos e muitos romeiros que vem a cidade para orar e pagar promessas. O artesanato em Juazeiro é um dos maiores expoentes culturais do município, tendo inclusive grande participação na economia de Juazeiro. O Centro Cultural Mestre Noza abriga um vasto acervo de peças artesanais. O teatro se desenvolveu bastante a partir do final dos anos 90. Até então, não existia nenhum teatro. Além disso, os grupos teatrais se proliferam. A dança é extremamente representada pela cultura popular dos reisados, bandas cabaçais e lapinhas.

    João Paulo Ferreira de Lacerda - 2º ano "D" agrimensura - Nº 24

    ResponderExcluir
  9. As manifestações culturais são uma demonstração bem rica da nossa cultura e das nossas raízes, para mim é essencial que todos vejam como é belo e rico nosso jeito de ser, um nordestino que já viveu na seca e passou por experiências difíceis, trabalhou na roça e tudo mais, a maioria dos habitantes da nossa região podem ser assim mas a nossa cultura é rica e bela e é formada por pessoas simples, com ideias grandiosos e verdadeiramente belos.

    ResponderExcluir
  10. As manifestações culturais são características marcantes de um povo e a nossa cidade não fica atrás quando se trata desse assunto.Juazeiro tem manifestações como a lapinha,o reinado e outras danças, e ainda tem centros artesanais onde são feitas esculturas em madeiras e gesso.Vendo isso não é difícil perceber o quanto é importante preservar nossos costumes , pois eles constroem a nossa identidade como indivíduos em uma sociedade.
    Vanessa Coelho -2A Edificações

    ResponderExcluir
  11. No cariri tem grandes manifestação culturais bem ricas em culturas como por exemplo quadrilha que er bem popularmente conhecida por a população do cariri,vaquejada também que er bem conhecida onde acontece vários torneios e bolões que rola. No cariri o pessoal aproveita bem as culturas so que algumas tão sendo esquecida pelo a população.

    Wildson djiovan Silva dos santos N°40 2°ano "D"

    ResponderExcluir
  12. Juazeiro vem com uma grande manifestação culturais que vem ficando mas tica acada dia que se passa é er um grande esporte pra quem gosta er a vaquejada vem sida bem frequentada pela a população e por jovens que gosta isso vem de raízes família que vem de geração.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O reizado e a lapinha vem sendo esquecida pelo os jovens porque hoje em dia os jovens n liga mas pra essas cultura que er linda e isso vem sendo acabada, o cariri ele é bem conhecida pela suas culturas ricas e lindas isso faz que o cariri fiquem bem conhecido e vizitado pelo turistas que querem ver de perto essas cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. Dentro delas podemos mencionar a arte popular que é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino.
      O artesanato e as manifestações artísticas como a Lapinha e o Reisado algumas das coisas que mais atraem as pessoas, também podem ser mencionados as esculturas em madeira, as rendas a literatura de cordel e muitas outras, que são coisas espetaculares que enriquece mais ainda nossa Cultura. Não tem como não gostar desses dons incríveis de pegar algo simples numa coisa linda de se ver.


      2 A edificações

      Excluir
    2. A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. Dentro delas podemos mencionar a arte popular que é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino.
      O artesanato e as manifestações artísticas como a Lapinha e o Reisado algumas das coisas que mais atraem as pessoas, também podem ser mencionados as esculturas em madeira, as rendas a literatura de cordel e muitas outras, que são coisas espetaculares que enriquece mais ainda nossa Cultura. Não tem como não gostar desses dons incríveis de pegar algo simples numa coisa linda de se ver.


      2 A edificações

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O cariri é rico em cultura, tendo muitas manifestações. Características marcantes das nossas manifestações culturais são as cores vibrantes e as músicas dançantes, como por exemplo nas quadrilhas de São João. Os instrumentos de percussão são bastante valorizados nas festas típicas do cariri, para que as músicas fiquem num ritmo que não deixe o corpo de quem escuta parado kk. É muito importante lembrar como todas essas manifestações são importantes e que elas não podem ser deixadas pra trás, pois são parte da riqueza do nosso cariri.

    ResponderExcluir
  18. A região do Cariri ela e rica em sua cultura que é um de seus pontos fortes, a cultura é passada de geração em geração pelas famílias. A quadrilha como exemplo é a principal atraçÃo pra quem visita o Cariri com muita dança e músicas típicas.

    ResponderExcluir
  19. Quem visita nossa região do cariri tem o privilégio de conhecer várias manifestações culturais que são passados de geração em geração. A lapinha é uma manifestação que tem grande força aqui na região, a lapinha em uma manifestação cultural que encanta seu público através de músicas, danças e fantasias que as vezes representam figuras religiosas da religião católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Uma das manifestação que se destacam na nossa região são as festas juninas que tem como características as quadrilhas, fogueiras e as comidas típicas. O São João é uma festa muito animada principalmente nas quadrilhas que encantam visitantes de vários lugares com suas lindas coreografias.

    ResponderExcluir
  21. O cariri é uma região rica em cultura, e é possível destacar-se muito fácil, podemos perceber que essa cultura que contém no cariri é passada de geração para geração. Mas com isso, tem pessoas que não estão valorizando e aos poucos toda essa cultura rica do cariri está acabando.
    Uma manifestação cultural que mais me chama atenção é as quadrilhas, que acaba contendo aquela animação toda e é muito lindo vê um grupo reunido para ir passando a cultura caririense em diante.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A nossa região é rica em manifestações culturais, como por exemplo o carnaval, onde as pessoas se fantasiam e brincam,o são joão, onde tem como característica principal as quadrilhas.Existe também a lapinha que não é muito conhecida pelo pessoal da região do cariri, mas que está sendo reconhecida pelo seu jeito diferentes de ser, com fantasias, danças, musicas e etc. Quem vem aqui no cariri, se maravilha com tantas coisas diferentes e bonitas de se ver.

    ResponderExcluir
  24. As manifestações culturais do cariri são um exemplo forte de muita fé,tradição,determinação e amor ao que se diz respeito a região do cariri.Há vários tipos delas que são encontrados e distiguindos de diversas formas e maneiras . São elas : as danças artisticas,as festas tradicionais como o São João,que é uma das festas mais conhecidas e populares da nossa região,por possuir quadrilhas,pelas diversidades das comidas típicas que são muito encontradas nos arraiás ,as músicas de forró pé de serra ,que também contribuem e caracterizam nossa região ,por ser uma região marcada pelo sertão nordestino,uma das suas marcas que são bastante fortes e presentes na nossa cultura. Então por a região do cariri ser uma região altamente forte e marcada pelas suas tradições ,são diversos os tipos de suas manifestações culturais ,que são executadas de acordo com as datas comemorativas,as datas importantes de algum santo ,ou algo que caracterize a região. O reisado ,também que acontece basicamente no mês de setembro,também e um exemplo forte.Por isso que vale ressaltar que o nosso cariri,e rico em culturas,que devemos valorizar mais seus aspectos culturais ,suas riquezas e principalmente participar e ter orgulho,por que todas elas são marcadas por características como o amor ,a fé e a força de vontade de fazer acontecer e preservar cada vez mais.

    Joslene dayse 2 c transações.

    ResponderExcluir
  25. O Cariri, localizado no centro do Nordeste, épico em crendices e manifestações, em usos e costumes, em histórias que correm de boca em boca, que passam de pai pra filho, pulam fronteiras, mudam de cor, de gesto, de palavra, aumentam um ponto, sobrevivem sempre.

    A mais expressiva demonstração desse acervo cultural é a Festa de Santo Antônio de Barbalha que, além do carregamento do pau da bandeira, reúne cerca de 50 grupos folclóricos, entre reisados, penitentes, carpideiras e bandas cabaçais.

    ResponderExcluir
  26. Temos vários tipos de manifestações culturais como o são João, festa típica nordestina onde várias pessoas dançam e se divertem, além das comidas típicas, muitas das manifestações não são tão conhecidas, mas pessoas que fazem parte dos grupos tentam expandi-las  para várias outras regiões, e tentam cativar o encantamento de jovens e crianças para que as tradições não sejam extintas.
    As manifestações culturais são muito importantes para que possamos aprender culturas antigas passadas hereditáriamente, e de uma certa forma vermos  como  nossos avós  se  divertiam.

    ResponderExcluir
  27. Visitar o Cariri cearense é mergulhar no imaginário e nas manifestações multiculturais que só podem ser encontradas só aqui. Falar de Juazeiro do Norte é associar a cidade às quilométricas romarias que se estendem nos meses de junho em homenagem ao Padre Cícero. A cidade é considerada o maior centro de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de pessoas todos os anos ( nasci em Iguatu,por isso to falando deste modo). Além desse vasto repertório cultural imaterial, a região é reconhecida pelo rico artesanato (palha, cerâmica, madeira, couro), a literatura de cordel, lapinha, a xilogravura, a produção musical de cunho regional, teatro, etc.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Romaria No Cariri
    A Romaria é uma das maiores manifestações populares do cariri, pois o cariri e especialmente Juazeiro do Norte recebe visitantes de várias partes do Brasil.
    Durante todo o ano o cariri recebe romeiros, porém, as maiores romarias acontecem em 02 de fevereiro Nossa Senhora das Candeias, em 24 de março aniversário de nascimento do Padre Cicero, 15 de setembro, dia da padroeira e 02 de novembro romaria de finados. Tudo isso por conta dos ensinamentos do Padre Cicero, que é considerado o Patriarca do Nordeste.
    A romaria é uma das manifestações culturais que acontecem no cariri, pois existem várias como pau-da-bandeira, vaquejada, maneiro-pau, maracatu, cordel, xilogravura, entre outras manifestações.


    Leticia Gomes 2° D

    ResponderExcluir
  30. Nossa região, é muito rica e diversificada na questão cultural. Juazeiro do Norte, é a cidade de maior população envolvida em atividades culturais. Onde existem vários grupos folclóricos de reisado, lapinha, onde também a literatura de cordel é bastante forte, e a xilogravura também. Outra forma cultural que vem crescendo no Juazeiro e no nordeste como um todo,é a música, onde o ritmo que se sobressai é o forró, especificamente o forró pé de serra. O artesanato, com rendas, produtos de couro, cerâmica, madeira, argila entre outros, também é um ponto muito forte na cultura juazeirense. Sem falar das festas juninas, que são de presença forte na nossa região, com animação de músicas caipiras e comidas típicas na época de São João. E é por isso que Juazeiro vem se tornando referência cultural do Nordeste.

    Naila Caroline. N° 31
    2° Ano D "Agrimensura"

    ResponderExcluir
  31. nossa região é diversificada em termos culturais, são várias comemorações culturais, tendo como exemplo o são joão que é comemorado no dia 24 de julho, tem sua principal comemoração que é a quadrilha, outra manifestação cultural que podemos citar é o reisado que é uma festa popular que se realiza na véspera e no dia de rei, é um tipo de auto natalino surgido no final do século XIX que difunde-se no norte nordeste.

    joão victor da silva 2 ano D agrimensura

    ResponderExcluir
  32. a região do cariri por ser uma região altamente forte e marcada pelas suas tradições ,são diversos os tipos de suas manifestações culturais ,que são executadas de acordo com as datas comemorativas,as datas importantes de algum santo ,ou algo que caracterize a região. em muitas localidades como a região do cariri que tem por exemplo as seguintes manifestações mais importantes, o reisado, a festa de santo antônio que acontece em barbalha que acontecem atualmente conforme o seu período, uma das atividades dominantes pela região do cariri é o artesanato que embasa das varias características da região. entre várias outras manifestações.

    joão victor da silva 2 ANO D AGRIMENSURA

    ResponderExcluir
  33. As manifestações culturais são uma das mais praticadas no Nordeste principalmente, porém ainda não são valorizadas, porque são vistas por muitos, só como mais um movimento besta e sem desenvolvimento de um conhecimento maior, o que não é!
    Vamos apoiar cada dia mais nossa Cultura, isso faz vidas e crescemos cada dia mais com conhecimentos diferente!
    Um agradecimento especial a todos que apoiam as Manifestações Culturais❤❤❤❤

    Marcos Souza
    2º Ano "D"

    ResponderExcluir
  34. Juazeiro do Norte é uma dimensão cultural , vendo si de perto suas origens , belezas e encantos . Sempre veio trazendo suas dança criativa , suas comidas típica , data comemorativa e além disso suas manifestação flocoricas e artísticas . Algumas está sendo apada pelo alguns jovens , por conta da vergonha , mas o cariri tem suas riquezas que até quem tá de fora vem valoriza a cultura nordestina .

    Emanuel Victor
    2º Ano "D" Agrimensura

    ResponderExcluir
  35. O principal evento cultural é Festa do Pau da Bandeira: Anualmente, o mês de junho é destinado a homenagar Santo Antônio, padroeiro da cidade. O fato mais marcante das comemarações é o pau da bandeira, um tradicional rito praticado desde os tempos do Império. O ritual se divide em duas fases. Na primeira, corte do pau, dezenas de devotos se embrenham na chapada do Araripe, onde cortam uma árvore de grande porte. O tronco é deixado no meio da floresta para secar. Alguns dias depois começa a segunda fase, a procissão do pau: os devotos pegam o tronco cortado, carregam-no nos próprios ombros até o centro da cidade e erguem-no diante da igreja matriz de Santo Antônio com uma bandeira do santo. Milhares de pessoas ocupam as ruas de Barbalha para presenciar a procissão. O Pau da Bandeira mescla o sagrado e o profano, pois além das homenagens ao padroeiro, cuja festa é comemorada no dia 13 de junho, acontecem também forrós e bebedeiras. Tanto que durante toda a procissão uma carroça carregada de cachaça acompanha o cortejo: é a tradicional cachaça do senhor vigário.
    CICERO EUDES FERREIRA FELIX - 2 ANO D

    ResponderExcluir