sexta-feira, 29 de abril de 2016

PALESTRA SOBRE A LAPINHA SANTA CLARA

No dia 29 de abril de 2016, o mestre "Ligeiro" e a Lapinha Santa estiveram no auditório da EEEP Raimundo Saraiva Coelho para ministrar uma palestra sobre essa manifestação cultural e contar detalhes dessa importante organização.

Você que participou, deixe seu comentário!

13 comentários:

  1. As lapinhas de Dona Tataí, Maria Pereira da Silva, vivas do Cariri saem às ruas para saudar Jesus, com alegria, até o dia 6 de janeiro. As crianças assumem as personagens, que vão desde anjos, pastorinhas, caboclinhos, astros e animais. A sagrada família formada por Jesus, Maria e José é a protagonista de uma história que, ao longo dos séculos, tem sido encenada. Em Juazeiro do Norte, neste ano, a lapinha de dona Tatai, Maria Pereira da Silva, completa 100 anos. Criada a pedido do Padre Cícero, dona Tatai deu continuidade ao legado de sua mãe, Teodora Clarindo. Depois de falecida, o trabalho segue aos cuidados da terceira geração.

    Dois personagens santos assumem destaque na Lapinha Santa Clara: o que dá o nome ao grupo, e o Padre Cícero, que fez o pedido a dona Teodora. A característica principal dos brincantes é quantidade maior de pastorinhas.

    ResponderExcluir
  2. Natália Ferreira Alves 2° A 👆 comentário acima

    ResponderExcluir
  3. Em Juazeiro do Norte existe um ritual de saudação natalina que se estende até o Dia de Reis é tradição de mais de cem anos no Cariri, com as lapinhas vivas. Algumas com características diferenciadas de personagens, mas todas seguem os rituais da religiosidade, fortalecidos na região pela presença do Padre Cícero.
    Uma delas é a Lapinha Santa Clara, de Maria Pereira da Silva, a dona Tatai, mestre da Cultura falecida em 2009. São 102 anos de apresentações pelas ruas de Juazeiro do Norte. Com uma característica maior de pastoreio, traz o colorido herdado de Estados como o Pernambuco e Rio Grande do Norte.
    As lapinhas vivas no Cariri, como a de dona Tatai seguem uma tradição herdada de gerações familiares, em sua maioria. Em 1912, dona Teodora Clarindo fez uma apresentação de sua lapinha para o Padre Cícero e ele pediu continuidade do trabalho, para trazer mais alegria para as festas natalinas. Dona Tatai, sua filha, deu continuidade.
    O trabalho para reunir cerca de 40 meninas e meninos, para formar o grupo, com integrantes de vários bairros, inclusive do Salesianos, onde se encontra a maioria das pastorinhas, não é pouco.


    José Wilian Pereira Brito - 2° A

    ResponderExcluir
  4. A criação da lapinha no JUAZEIRO só foi concebida por PADRE CICERO, principal representante. A Lapinha e caracterizada pelo nascimento do menino DEUS, onde as crianças se fantasiam de personagens da quela época e contam através de cantigas, a sagrada família formada por JESUS, MARIA e JOSE.E também se personificam de figuras da natureza.

    Willian marque 2º D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A Manifestação cultural é uma das mais antigas da Região, e completou em 2013, 101 anos de apresentações.
    Mais de um século após a criação da lapinha de Santa Clara, a tradição em torno do anúncio do nascimento do menino Deus se mantém viva neste município. Formado por várias crianças,o grupo realiza várias apresentações diárias no período entre o Natal e o dia de Reis.
    Durante as apresentações, as crianças passam a personificar as personagens que contam, através de cânticos, a trajetória da Sagrada Família, formada por Jesus, Maria e José. Há, ainda, figuras que retratam a natureza, como a borboleta e o beija-flor; os astros, como o sol, a lua e as estrelas; e a própria cultura regional, através das pastorinhas, caboclinhos, índios kariris e caçadores.
    Vanessa Coelho-2A Edificações

    ResponderExcluir
  7. A lapinha é uma manifestação cultural muito antiga, e até hoje é bastante conhecida em toda a região do cariri. A lapinha focou conhecida no município de juazeiro do norte por causa do padre Cícero que viajava por muitos lugares e observou aquelas danças e resolveu trazer para os cidadãos juazeirenses. A lapinha Santana clara é um dos grandes orgulhos do juazeiro, pois além de ser um pouco diferente em suas apresentações,retratando o nascimento de Jesus é grande campeã em competições.
    Roberlucio Dias da Silva N 34 2 ano "D"

    ResponderExcluir
  8. A lapina é uma manifestação que tem o principal objetivo de retratar o nascimento de Jesus, com isso se tem apresentações teatrais onde até criançada se envolve para que elas continuem o mesmo feito no futuro.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Luana Evelyn Borges
    2°ano "C"-Transações Imobiliárias

    A lapinha é uma manifestação cultural onde tem como seu objetivo de dançar em épocas natalinas em frente de presépios para comemorar o nascimento de Jesus, os integrantes do grupo vão fantasiados e tocam instrumentos.
    Aqui no Juazeiro do Norte temos a lapinha Santa Clara que foi criada por Teodora Clarindo mais conhecida como Dona Tatai. Que hoje em dia é dirigido por sua neta e o seu marido. A lapinha é uma tradição hereditária onde qualque pessoa pode participar sendo adulto, jovens ou crianças.

    ResponderExcluir
  11. Nossa escola teve um grande privilégio de receber com muita satisfação a lapinha santa clara,com seu mestre ligeiro que pode nos proporcionar uma palestra para apronfurdamos nosso conhecimento e poder conhecer um pouco mais sobre as Lapinhas.
    Teve também uma apresentação com as crianças e adolescentes que participam da lapinha santa Clara,uma das mais conhecidas aqui no Juazeiro e na região do cariri,que fizeram uma demonstração de como é que acontece uma lapinha.O mestre ligeiro nos falou sobre a lapinha,e explicou que qualquer pessoa pode participar ,que os encontros e ensaios sao feitos na casa do mestre,onde la eles ensaiam para suas apresentações ,que ocorrem em qualquer lugar mais comum na praça Padre cicero,que são cantadas e dançadas pelos seus componentes,possuem personagens como: os astros,o padre cicero,um zabumba ,e outros tipos . Não tem uma idade certa pra participar ,diz o mestre que basta você querer ,ter força de vontade e participar. As lapinhas são um exemplo de manifestação cultural presente e marcante em nossa região,que muitas pessoas não conhecem,e também e muito bonito a forma como são apresentadas ,sua história e que todos os componentes inclusive as crianças da lapinha santa clara,são determinadas e seu foco e bem marcante,pois para eles o que importante e fazer bonito,e atrair e conquistar seu público. A lapinha santa Clara,são as famosas lapinhas de Dona Tatái ,que hoje não e mais viva,foi a fundadora desta lapinha que hoje tem como seu mestre o ligeiro,que nos contou um pouco de como surgiu,e que depois que você começa a participar de uma lapinha ,não quer mais sair,tem que perder a vergonha e tem mostrar que sabe e que é uma pessoa determinada. Pra mim,foi uma palestra bastante proveitosa na qual ,podemos conhecer e saber a importância e o valor das culturas de nossa região.

    ResponderExcluir
  12. Pedro Davi Araújo Barbosa
    2º A

    A lapinha é uma manifestação cultural capaz de realizar diversos pensamentos e criticas voltadas a nossa sociedade. Essas manifestações fazem com que nosso povo e origem permaneçam ainda hoje presentes no Brasil, para verificarmos a sua importância e o quanto valorizavam a arte.

    ResponderExcluir